Pranaprash é um elixir purificante de ervas que otimiza o funcionamento das vias respiratórias superiores e inferiores. Os transtornos respiratórios são causados por muco gástrico, fraca imunidade, padrões respiratórios inadequados, fluxo insuficiente de energia vital e oxigenação sanguínea. Isto origina cansaço, fraqueza, resfriados, dor de garganta, tosse, secreção nasal, inflamação de garganta, inchaço das amígdalas, dificuldade em respirar, asma, aumento da temperatura, bronquite e pneumonia.
Dose Recomendada
1 colher de chá (5g/colher de chá) 2 – 3x por dia, isoladamente ou com um copo de leite morno ou água. Para preparar uma bebida, misturar 1 colher de chá (5g) em 250 ml de água quente.
Uso
Os elixires de ervas Ayurvédicos promovem a nutrição dos tecidos corporais (dhatus) e a purificação dos sistemas corporais (srotamsi). Fazem parte da terapia de rejuvenescimento e revitalização para o corpo e mente (rasajana). Tradicionalmente, são tomados com um chávena de leite ou água quente, habitualmente usados na medicina Ayurvédica como meio ou ambiente (anupama) para preparação, uso, transporte e melhor assimilação dos efeitos saudáveis dos suplementos de ervas. Outros meios que aumentam a eficácia das ervas (vehikula) são o mel, xarope de cana ou puro, manteiga clarificada (ghee) ou óleo.
Recomendamos o uso de, no máximo, dois elixires ao mesmo tempo. Para normalizar os sintomas de desiquilíbrios comuns, podem trocar-se vários elixires num período diário ou semanal. Para uma melhor eficácia, os elixires são tomados separadamente com uma hora de intervalo entre cada um. Para uma terapia de recuperação de corpo e mente mais complexa, os elixires devem ser tomados durante um período mais longo de tratamento, indo de 1 a 3 meses e seguindo a dosagem indicada na embalagem. O sabor específico de cada elixir faz parte do seu efeito terapêutico e corresponde às propriedades ayurvédicas dos seis sabores.
Pelas suas propriedades sattvic, o sistema medicinal Ayurvédico reconhece o leite morno ou quente como um ingrediente comum das receitas de saúde. Diminui o calor do dosha Pitta e acalma as emoções turbulentas. É também um alimento substancial e um tónico de saúde para pessoas com um dosha Vata predominante. O leite promove a formação da força da vida Ojas que é a essência de um sistema imunitário saudável, juntamente com uma presença eficaz do dosha Kapha. As pessoas com uma digestão sensível ou metabolismo lento, podem ter problemas digestivos após o consumo de leite. Neste caso, acrescente um pouco de gengibre, cravinho, cardamomo, canela ou noz moscada no leite para melhorar o fogo digestivo. O leite biológico é sempre o ideal.
Suplemento alimentar. Mantenha longe do alcance das crianças. Não exceda a dose recomendada. Não deve ser usado como substituto para uma dieta equilibrada. Guardar em local seco abaixo dos 25°C. Não recomendado para crianças, grávidas e lactentes.
Olá. Tinha os nódulos linfáticos dos braços e pernas inchados – dores inacreditáveis, durou dois meses. Depois de beber o chá Katphala a dor diminuiu, tal como os nódulos. Um efeito fantástico.
Acho que o chá TULSI me aliviou o problema de garganta que tinha.
Olá. Há aproximadamente um ano atrás, danifiquei os tendões do meu braço por excesso de esforço, o que resultou em inchaço, imobilidade nos dedos, inflamação dos tendões e das articulações. Usei o vosso chá Slesaka durante alguns dias e o inchaço desapareceu!!!
Olá. Tenho usado o Varuna para problemas de rins. Melhorou os meus rins e o meu eczema atópico.
Olá. Experimentei o vosso chá VIDANGA para perder peso e funciona mesmo. Muito obrigada.
Olá. Tive um grande problema com o meu sono. Comecei a beber o chá ASHWAGANDA e agora durmo como um bébé. Obrigada.
Bom dia. Comecei por preparar o chá Sarpagandha para a tensão arterial elevada para o meu marido. Ele tomava os comprimidos e a tensão arterial continuava a aumentar. Após uma semana a tomar o chá, a tensão reduziu para 125. Muito obrigada por importarem os chás.
Sou médica em Praga, na República Checa. Trabalho num hospital universitário. Graças à Everest Ayurveda, tive a oportunidade de ver ou ouvir os quase milagrosos efeitos que as vossas misturas de ervas podem ter em alguns casos.
Olá. Comprei o vosso chá Ranjaka e está a fazer-me bem (para o cansaço e irritação). Obrigada
Conheço os vossos produtos. Acabo de vos comprar o chá para as constipações e para a pressão arterial elevada. Sabem muito bem e eu quero continuar a usá-los e a compra-los. É mesmo pura natureza.